Por Que Honrar Seus Pais?

 


Por Que Honrar Seus Pais?

Como cristãos, fomos chamados a uma vida de amor e, consequentemente, de gratidão inegociável para com o próximo. A pergunta, então, é inevitável: para quem, afinal, temos mais facilidade em exercer essa gratidão na sua forma mais pura? A resposta, em um primeiro momento, parece óbvia. É natural que o nosso coração se incline, primariamente, para aqueles que cuidaram de nós e que foram o canal fundamental usado por Deus para nos dar a vida. Isso permanece verdadeiro mesmo que esse papel tenha sido exercido de forma imperfeita ou displicente, pois a gratidão se dirige à posição e ao dom da vida, e não meramente à performance perfeita.

Desenvolvemos um carinho especial por aqueles que o Criador utilizou como o primeiro elo da nossa existência e que Ele colocou intencionalmente próximo a nós. É neste contexto que a nossa família, e de maneira singular os nossos pais, se torna o objeto mais acessível e imediato do nosso amor e da nossa honra. Eles são, muitas vezes, as pessoas mais fáceis de amar, não por um esforço feito, mas pela familiaridade intrínseca e pela quantidade de tempo que inevitavelmente passamos juntos.

É no convívio familiar, afinal, que encontramos a maior parte de nós mesmos, nossos traços, nossos valores, nossos defeitos. São eles quem mais conhecemos em profundidade, o que nos capacita a saber melhor como ajudar, consolar e discernir aquilo que genuinamente os fará bem. Honrar os pais, portanto, não é apenas um mandamento religioso, mas uma extensão lógica e humana da nossa vocação à gratidão e ao amor, a melhor e mais fácil forma de praticarmos e desenvolvermos nossa capacidade de amor ao próximo, mesmo quando esse próximo não agiu como desejávamos. Afinal, podemos começar por aqueles que são o nosso espelho mais antigo e mais fiel, aqueles que muitas vezes, são a origem de nossos próprios Hábitos. Sendo assim, honrar aos pais é de certa forma o dever mais fácil (e por isso exigido) como o mais profundo, pois nos ensina a lidar com nossos proprios defeitos, a perdoar e amar aqueles que são como nós mesmos. 


Palavras-chave: honrar seus pais, quinto mandamento, gratidão cristã, amor ao próximo, família, relacionamento com pais, canal de deus, dever cristão.

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code

Responsive Advertisement