Por Que Cristãos Crescem na Igreja e se Desviam? O Verdadeiro Encontro que Transforma
Muitas pessoas que cresceram em igrejas têm se desviado. A pergunta que não quer calar é: por quê? A resposta, em grande parte, está no que tem sido oferecido: uma versão diluída do Evangelho. Enquanto nós, como igreja, oferecermos apenas filosofia de autoajuda, promessas superficiais de dinheiro, carros, "vida com palmas" ou seja, tudo que a nossa carne deseja, entretenimento, piadas, comida e bebida, as pessoas jamais serão salvas. Sabe por quê? Porque não é isso que as salva. A salvação acontece de verdade somente pelo arrependimento sincero dos pecados e pela fé genuína em Jesus Cristo.
Aqueles que estão na fé apenas por metas mundanas, procurando bênçãos e não o Doador das bênçãos, não se manterão em Cristo. Elas se parecem muito com o povo de João 6 que, ao ouvir as verdades duras do Evangelho, aquelas que cortam na alma, simplesmente foram embora. Jesus sempre disse verdades duras, e o Evangelho de verdade não é feito para agradar.
Talvez o desvio dessas pessoas se deva a um motivo principal: elas nunca conheceram a Cristo, de fato. Apenas viram na igreja coisas que o mundo também oferece, mas com regras: festas, palestras, eventos, porém com normas do que "deve" ou "não deve" ser feito. Elas nunca experimentaram o verdadeiro Evangelho de Cristo, aquele que nos corta, que cria uma luta diária contra o mundo, que nos faz ser perseguidos, enfrentar "caras feias" e lutar fortemente contra os nossos vícios. No entanto, é esse Evangelho que gera vida em abundância, felicidade completa, ânimo inabalável e uma esperança firme.
Essas pessoas cresceram ouvindo de Jesus, mas nunca o conheceram de verdade. Elas falavam "Jesus te ama", mas nunca sentiram esse amor de um jeito íntimo e transformador. Elas viam pastores falando de fidelidade, mas sendo infiéis em suas vidas; viam líderes falando de paciência e gritando com suas esposas. Elas não conheceram a conversão verdadeira, mas apenas legalismo e religião. Talvez nunca lhes tenha sido apresentado o Senhor que merecia o amor delas.
Entretanto, mesmo com todas essas falhas de homens, se tivessem conhecido a Cristo intimamente, em um relacionamento pessoal e profundo, jamais abandonariam a Deus por causa das falhas de outros. O nosso foco não pode estar nos homens.
O Convite de "Venha Ver"
Podemos passar a vida toda falando de Jesus para alguém, dando argumentos e mais argumentos, mas, se não convidarmos essas pessoas a conhecê-Lo de forma íntima e real, nenhum argumento será suficiente para descrevê-Lo. Perceba o caso de Natanael:
Então Natanael perguntou: — De Nazaré pode sair alguma coisa boa? Filipe respondeu: — Venha ver! (João 1:46 NAA)
Filipe deu o melhor argumento: "Venha ver." Natanael, ao conhecer a Cristo pessoalmente, teve sua vida completamente mudada. A fé, afinal, não é uma simples mudança de pensamento, é a transformação total da pessoa decorrente de um encontro vivo com o Deus vivo.
Você realmente conhece a Jesus ou apenas tem ouvido falar? Você já provou a restauração que só Ele dá? Já sentiu o perdão que acalma a alma? Já experimentou a sabedoria de Deus que vai contra toda a cultura do mundo? Você já viu uma área da sua vida ser restaurada pela intervenção d'Ele? Já abriu mão do que a carne deseja para ouvir o Espírito? Já fez a diferença na vida de alguém? Já provou o que é amar sem esperar um "obrigado"? Já se alegrou de verdade, mesmo em situações difíceis, por saber que Cristo está contigo? Você tem ouvido a voz de Deus, sentido o perdão incondicional e a calmaria que só o Espírito pode nos dar?
O Tesouro que o Mundo Não Pode Dar
Quando você descobre o que Cristo realmente faz em você, você jamais o abandonará. A transformação é tão profunda que a sua perspectiva de vida muda. Quando as igrejas pararem de se preocupar em atrair as pessoas pela carne e, simplesmente, pregarem o verdadeiro Evangelho, doa a quem doer, pessoas serão transformadas de dentro para fora.
Você passará a ser como o apóstolo Paulo: sabendo que, mesmo tendo fome, passando apuros, sendo perseguido ou até morto, você desejará Cristo acima de tudo. Com ou sem "vida boa", se a igreja estiver grande ou pequena, se o louvor for do seu agrado ou não, se os líderes estiverem bem ou em crise, você escolherá o Evangelho, aquilo que é louco para o mundo. Você escolherá o seu verdadeiro tesouro, aquilo que o mundo não pode dar, mas só Deus. E o melhor de servir a Jesus é que, no fim, não há lado ruim!
Jesus foi muito claro sobre o que significa segui-Lo:
— Se o mundo odeia vocês, saibam que, antes de odiar vocês, odiou a mim. Se vocês fossem do mundo, o mundo amaria o que era seu; mas vocês não são do mundo — pelo contrário, eu dele os escolhi — e, por isso, o mundo odeia vocês. (João 15:18-19 NAA)
Se o evangelho que você prega apenas causa aplausos do mundo, se o mundo concorda facilmente com você, pare, ore e tente entender se você está pregando o verdadeiro Evangelho. Pois é essa a contracultura que Cristo traz: algo que o mundo não pode nos dar, através de um caminho que ele não conhece. Você diminui para crescer, você se humilha para ser exaltado. A igreja deve refletir a Cristo, e não um evangelho fácil que mostra somente o que o mundo dá, porém de maneira mais fácil e "milagrosa".
— Não acumulem tesouros sobre a terra, onde as traças e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; mas ajuntem tesouros no céu, onde as traças e a ferrugem não corroem, e onde ladrões não escavam, nem roubam. Porque, onde estiver o seu tesouro, aí estará também o seu coração. (Mateus 6:19-21 NAA)
Sabe por que esses sermões às vezes doem de se ouvir? Sabe por que muitas vezes você reluta em obedecer a Cristo, em abrir mão da sua carne por Ele? É porque, infelizmente, Ele definitivamente pode não ser o seu Deus. O seu Deus, nesse caso, é aquilo que você não quer largar. Será que o seu Deus é você?
Outro ponto é que muitos cristãos também têm voltado ao catolicismo ou se desviado para seitas e fraternidades, pois caem na estratégia dos "pontos de contato". Pessoas que falam sobre política, literatura, filosofia, marketing digital e criação de filhos acabam influenciando o "pacote completo". Por admirar alguma área da vida de alguém, elas acabam seguindo até mesmo a sua religião. A verdade de Cristo não pode ser diluída para caber em tendências.
Por isso, busque incansavelmente conhecer a Jesus profundamente, todo dia, ter essa intimidade que é a única coisa que realmente sustenta a fé. No fim, essa cruz que Jesus nos convida a carregar é leve, e essa intimidade significará tudo.
Porque esta é a aliança que farei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor: Imprimirei as minhas leis na mente deles e as inscreverei sobre o seu coração; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. E não ensinará jamais cada um ao seu próximo, nem cada um ao seu irmão, dizendo: ‘Conheça o Senhor’; porque todos me conhecerão, desde o menor até o maior deles. Pois, para com as suas iniquidades, usarei de misericórdia e dos seus pecados jamais me lembrarei.” (Hebreus 8:10-12 NAA)
Palavras chave: desvio de cristãos, evangelho de autoajuda, fé genuína, relacionamento íntimo com Jesus, conversão verdadeira, João 6, venha ver, evangelho contracultural, tesouros no céu, intimidade com Deus.

0 Comentários